ESG: Entenda Como Essa Sigla Impacta as Empresas

ESG: Entenda Como Essa Sigla Impacta as Empresas

26/05/2022

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas atualmente é, sem dúvidas, conciliar o desenvolvimento da empresa e a obtenção do lucro, com práticas que sejam benéficas não apenas para a empresa, mas também para seus colaboradores.

Entretanto, muitas vezes, para que isso ocorra, tanto o meio ambiente, como toda a sociedade em si, acabam sofrendo com as consequências provenientes desses negócios, fazendo com que o investimento nessas empresas nem  sempre pareça uma boa ideia.

E é aí que entra o ESG. Você sabe o que esta sigla significa? Vamos entender melhor o que é e o seu real impacto nas empresas.

O que é e o que significa ESG?

O ESG — sigla de Environmental, Social, and Governance (Ambiente, Social e Governança, em tradução livre) — é utilizado para citar melhores estratégias ambientais, sociais e de governança a serem aplicadas em um negócio. Isto é, significa a adoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança nas políticas da empresa que ajudem a minimizar os seus impactos negativos, mas, ao mesmo tempo, também garantam que os seus resultados financeiros não sejam prejudicados.

A sigla ESG teve origem a partir do relatório “Who Cares Wins” (“Quem Se Importa, Vence” em tradução livre) de 2005, resultado de uma iniciativa cuja liderança foi promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, a própria iniciativa conclui que englobar as práticas do ESG traz melhores resultados tanto para a empresa, como para a sociedade.

Sendo assim, esses três pilares são os principais meios utilizados para identificar se uma empresa possui caráter de sustentabilidade empresarial e se é uma opção factível de investimentos que impactem positivamente tanto nos âmbitos financeiros, como ambientais e sociais.

O que representam os princípios essenciais do ESG?

Os princípios essenciais do ESG, assim como a própria sigla já indica, são os princípios
ambiental, social e de governança. São eles:

1. Ambiental (Environment)

A primeira palavra da sigla, ambiental, refere-se à necessidade de que as empresas adotem práticas ambientais que causem o menor impacto possível ao meio ambiente, considerando fatores como combate à poluição e ao aquecimento global, bem como a conservação da biodiversidade, do meio ambiente em geral, e da busca pela
sustentabilidade.

2. Social (Social)

Quanto ao âmbito social, a preocupação está ligada às formas de garantir uma melhor qualidade de vida, saúde, bem-estar e segurança aos colaboradores da empresa, seja através de práticas como a proteção de dados, a diversidade de equipes, e o total respeito aos direitos e leis trabalhistas, bem como a flexibilidade de benefícios e
preocupação com a integridade dos seus funcionários.

3. Governança (Governance)

A governança, por fim, trata da administração de uma empresa, ou seja, a busca por promover políticas administrativas que sejam claras e transparentes, como a honestidade e a ética em suas relações com clientes e interessados em geral, além de monitorar e avaliar as condutas corporativas de seus colaboradores.

No Comments

Post A Comment