NFT e Blockchain: Saiba o Que São e Entenda a Relação Entre os Dois

NFT e Blockchain: Saiba o Que São e Entenda a Relação Entre os Dois

24/05/2022

Sem dúvida alguma, você tem ouvido falar bastante sobre os termos NFT e Blockchain nos últimos tempos. Isso porque a ascensão meteórica das NFTs causaram uma verdadeira febre milionária entre celebridades e famosos — e a Blockchain está intrinsecamente vinculada à comercialização das NFTs, assim como ambos os termos estão obrigatoriamente relacionados às moedas virtuais (criptomoedas), como vamos entender melhor a seguir.

O que são NFT e Blockchain?

Antes de qualquer coisa, vamos descobrir do que se tratam esses dois termos, super populares e frequentemente mencionados nos dias de hoje.

O que é NFT?

A sigla NFT significa Non-Fungible Token (token não-fungível, em tradução oficial). Mas, o que isso quer dizer exatamente? Antes de abordarmos a questão de fungível e não-fungível, vamos dissertar sobre o que é um token de fato.

Conforme já referenciado, ambos os termos estão vinculados às criptomoedas, e um token representa um certificado digital de um ativo, como nas bolsas de valores, que pode ser dinheiro, uma propriedade ou um objeto. No entanto, um token fungível pode ser trocado, permutado ou substituído. Com o exemplo do dinheiro, uma nota de dinheiro pode ser trocada por outra exatamente igual em termos de valor.

Quando nos referimos a um token não fungível, isto quer dizer que se trata de algo único, raríssimo, e que não há outro igual no mundo. Para exemplificar e facilitar a compreensão, vale imaginar uma obra de arte como um token não-fungível — como, por exemplo, um quadro famoso de um renomado artista.

Então pronto, temos uma NFT, um token não fungível, uma propriedade única pertencente à alguém, que não pode ser substituída por outra NFT igual, pois se trata de um exemplar único, com características excepcionais.

O que é Blockchain?

Para a comercialização das NFTs — que vamos abordar com muito mais detalhes a seguir —, utilizam-se as blockchains. Chamada de “protocolo de confiança”, a blockchain é uma tecnologia que funciona como um livro de razão pública, ou seja, realiza o registro de transações financeiras de criptomoedas, mantendo um rastreamento completo da comercialização, incluindo identificações digitais dos usuários envolvidos, valores enviados e recebidos, e datas e horários das transações. Portanto, uma blockchain nada mais é do que o registro das compras e vendas realizadas com o uso de moedas virtuais.

Para que serve uma NFT?

Assim como obras de arte, as NFTs servem como exemplares únicos de alguma coisa — exemplos logo a seguir. São propriedades individuais, exclusivamente de seus donos, que possuem a única versão de suas NFTs e, conforme explicado, possuem todo o seu registro de transação financeira devidamente documentado através da blockchain.

Exemplos de NFT

Para entender melhor, confira abaixo uma lista do que as pessoas costumam comprar e vender como NFTs no mercado de criptomoedas:

  • Obras de arte;
  • Imagens ou GIFs de memes (sim, as pessoas adquirem a propriedade individual de um meme colocado à venda);
  • Imóveis;
  • Skins, armas e avatares para jogos online;
  • Skins e avatares para o Metaverso;
  • Terrenos virtuais no Metaverso;
  • Colecionáveis em geral.

Como fazer uma NFT?

Para fazer uma NFT própria, basta você possuir ou criar alguma coisa que seja única — como uma imagem ou arte que você mesmo que produziu, por exemplo —, subi-la em uma plataforma de mercado digital e definir o seu preço de acordo com a criptomoeda utilizada na plataforma escolhida por você.

Naturalmente, para colocar uma NFT à venda, já é preciso possuir uma conta na respectiva plataforma e ter uma carteira virtual com criptomoedas que sejam aceitas na mesma.

Como comprar e vender uma NFT?

Existem uma série de mercados digitais que comercializam NFTs, sendo que o maior deles é o OpenSea. Nesta plataforma — que pode ser acessada pelo site ou via aplicativo (iOS e Android) —, é preciso criar uma conta e possuir uma carteira virtual com Ethereum (ETH), uma criptomoeda, para poder de fato comprar NFTs ou disponibilizar à venda as suas próprias criações de NFTs.

Existem também leilões online em algumas plataformas de mercados digitais, onde os usuários da plataforma podem fazer ofertas para adquirir NFTs de outros usuários.

Como funciona a Blockchain e qual a sua função?

Já a tecnologia de Blockchain, que garante total segurança durante as transações financeiras envolvendo NFTs, funciona exatamente como um livro de razão pública. Assim como existem livros contábeis nas empresas para documentação de transações comerciais, a tecnologia Blockchain registra todos os dados e informações, permitindo o rastreamento de NFTs e das criptomoedas comercializadas.

Em um exemplo prático, existe uma cópia da Blockchain referente à determinada compra nos dispositivos de todos os usuários envolvidos na transação, e nenhum deles consegue alterar informação alguma documentada. Por conta disto, a Blockchain é chamada de protocolo de confiança.

 

No Comments

Post A Comment