Sociedade 5.0: O Que é e Quais São os Seus Pilares

Sociedade 5.0: O Que é e Quais São os Seus Pilares

23/05/2022

Quando falamos de Indústria 4.0, imediatamente precisamos vincular ao momento atual da nossa sociedade como um todo: a Sociedade 5.0. Vamos descobrir o que é este conceito, explorar as diferenças entre os conceitos de sociedades anteriores e entender quais são os principais pilares da Sociedade 5.0.

O que é a Sociedade 5.0?

Enquanto o nível anterior da escala, a Sociedade 4.0, baseia-se em cima da globalização gerada pela Era Digital, pelos computadores, pela internet e pela resultante expansão universal da informação, o patamar seguinte, a Sociedade 5.0, ou Smart Society, já possui a internet completamente penetrada em seu meio e disponibilizada para grande parte dos seus usuários.

O conceito de Sociedade 5.0 retrata a ideia da sociedade como vivemos hoje. Mais do que isso, ela foi construída em cima deste cenário da Sociedade 4.0, ou seja, ela já conta com uma infinidade de inovações tecnológicas e futurísticas fazendo parte do dia a dia das pessoas, como automações, Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT), a Inteligência Artificial (AI), Big Data, e mais. Por conta disto, também utiliza-se o termo Smart Society para citá-la.

Entretanto, a apresentação e introdução dessas tecnologias precisa estar inteiramente de acordo com a inclusão e acessibilidade de todas as pessoas da sociedade — somente assim, o conceito de Sociedade 5.0 pode ser aplicado, pois, é preciso que haja um pensamento consolidado de 100% de inclusão da comunidade.

Além destes fatores inovadores, a Sociedade 5.0 precisa ter total consciência de que é preciso conservar o planeta, preservando os ecossistemas e combatendo questões ambientais vitais, como o aquecimento global, o efeito estufa e a extinção de espécies, consequências diretas da evolução da sociedade em seus períodos anteriores.

Quais os principais pilares da Sociedade 5.0?

Portanto, tratam-se desses os três pilares essenciais da Sociedade 5.0. Confira cada um deles de forma mais detalhada a seguir:

  • Qualidade de vida: com a vasta expansão de automações, o trabalho pesado deve ser praticamente extinto, de modo que as pessoas possam se dedicar às tarefas mais importantes e significativas;
  • Inclusão: todos os benefícios gerados pelas inovações tecnológicas devem prover para todas as pessoas, sem exceção alguma, pois a acessibilidade global é um ponto crucial na Sociedade 5.0;
  • Sustentabilidade: a preservação dos ecossistemas do planeta, da fauna e da flora, assim como a preocupação com o aquecimento global, as mudanças climáticas, o efeito estufa e a extinção de espécies devem ser primordiais na evolução da sociedade.

Quais as diferenças entre os conceitos de sociedades?

Conforme mencionado, a Sociedade 4.0 tem como base o surgimento do computador e da internet, o que consequentemente resultou em uma vasta ampliação das possibilidades de globalização e do compartilhamento de informações. Os níveis anteriores desta escala também possuem as suas características principais em relação ao desenvolvimento da sociedade como um todo. São elas:

  • Sociedade 1.0: a mais crua sociedade da escala era baseada em uma forma primitiva de sobrevivência, a caça de animais selvagens, o que fazia com que a sociedade ainda fosse nômade e se locomovesse para sobreviver;
  • Sociedade 2.0: já no patamar posterior, a sociedade se torna sedentária e se organiza em torno da agricultura e pecuária, procriando os seus próprios animais e se tornando autossustentável;
  • Sociedade 3.0: aqui existe a primeira grande evolução, com a substituição dos trabalhos manufaturados pelas operações maquinofaturas e a chegada da máquina a vapor na 1.ª Revolução Industrial, transformando completamente as indústrias têxtil e locomotiva;
  • Sociedade 4.0: na Era Digital, com o surgimento do computador e da internet, houve um enorme subsequente crescimento das possibilidades de globalização e uma tremenda ampliação em relação ao compartilhamento de informações;
  • Sociedade 5:0: por fim, a utilização de tecnologias inteligentes, já impregnadas o cotidiano dos usuários, tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, buscando alcançar a inclusão e acessibilidade para todos, além da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade do planeta.

A Sociedade 5.0 hoje em dia

Os consideráveis investimentos em robótica, Big Data e Inteligência Artificial no Japão mostram que a Sociedade 5.0 já pode se tornar uma realidade em um futuro próximo. O país já conta com Cidades Inteligentes, casas inteligentes integralmente conectadas através de Internet das Coisas, utilização de drones e de caminhões 100% autônimos para entregas, e comprova que a tecnologia pode ajudar a sociedade a evoluir como um todo, e ajudar a alcançar uma maior qualidade de vida, inclusão e acessibilidade para todas as pessoas, e preservação do meio ambiente e do planeta Terra.

No Comments

Post A Comment